Tabela INSS 2020: Planilha para simulação de cálculo com alíquotas progressivas

Modelo de planilha para simulação e estudo do cálculo do INSS com alíquotas progressivas com vigência a partir de março de 2020.

Com a vigência da nova tabela de contribuição previdenciária composta por alíquotas progressivas, aprovada pela EC nº 103/2019, o cálculo do INSS incidente sobre a folha de pagamento (salário de contribuição) passou a ser realizado com alíquotas progressivas e por faixas do salário de contribuição.

Visando explicar a nova forma de calcular o INSS aos meus alunos em alguns cursos e disciplinas na área trabalhista, elaborei uma planilha para fazer simulações e batimentos, identificando os cálculos por cada faixa do salário de contribuição.

A pedido de alguns alunos e também leitores do blog Práticas de Pessoal, resolvi disponibilizar a referida planilha para quem quiser fazer simulações e comparação com o cálculo do INSS das folhas de pagamento.

Exemplo do cálculo:

Simulação de cálculo pelo teto máximo de contribuição do INSS

Observação: Essa planilha é utilizada para fins didáticos em aulas e cursos presenciais e por isso não poderá ser utilizada para fins comerciais. Ficará disponível no blog somente para ser utilizada em simulações conforme a vigência da tabela de 2020.

Link planilha: https://praticasdepessoal.com.br/planilha-para-simulacao-de-calculo-do-inss-2020/