Novo pagamento do abono salarial começa nesta terça-feira

ABONO SALARIAL


Pagamentos contemplam os trabalhadores que tiveram as declarações da Rais corrigidas fora do prazo


Fonte: Ministério da Economia
Publicado: 08/12/2020

Previsto para esta terça-feira (8), o novo lote de pagamento do abono salarial contempla os trabalhadores que têm direito ao benefício e tiveram as declarações da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2019 corrigidas ou entregues fora do prazo. Neste ano, como parte das medidas emergenciais lançadas pelo Ministério da Economia, em 2020 o pagamento do abono salarial foi antecipado.

Anualmente é feito um segundo lote de pagamento, que inclui aqueles trabalhadores não contemplados nos primeiros pagamentos, em função da falta de prestação, pelos empregadores, das informações que alimentam os cadastros públicos.

Neste ano, devido à pandemia, as empresas tiveram até o dia 30 de setembro para regularizar as informações de seus trabalhadores. Essas informações foram processadas e o abono salarial começa a ser pago nesta terça-feira.

Também vão receber o abono os trabalhadores nascidos entre julho e novembro que têm direito ao benefício, mas ainda não o sacaram. A partir do dia 15 de dezembro, é a vez dos trabalhadores que fazem aniversário em dezembro, seguindo o calendário oficial de pagamentos.

Pagamento

O pagamento do Abono Salarial 2020/2021 será feito pela Conta Poupança Social Digital para os trabalhadores que não possuem nenhum outro tipo de conta corrente ou poupança na Caixa. Para quem já tem conta, nada muda. Os créditos serão realizados nas contas existentes.

As contas digitais serão abertas de forma automática e gratuita, sem a necessidade de apresentação de documentos e comparecimento à agência, permitindo a movimentação por meio do aplicativo Caixa Tem.

Abono

O valor do Abono Salarial varia de R$ 88 a R$ 1.045, de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base 2019.

Tem direito ao Abono Salarial 2020/2021 o trabalhador inscrito no PIS há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2019, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Recebem o benefício na Caixa os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas. As pessoas que trabalham no setor público têm inscrição PASEP e recebem o benefício no Banco do Brasil.