INSS e IRRF 2024: Planilha para simulação de cálculo


Planilha para simulação de cálculo do INSS e do IRRF com vigência a partir de fevereiro de 2024


Versão da planilha: 08/02/2024
Atualização da tabela do IRRF – MP 1.206/2024

Considerando que o Governo Federal publicou a Medida Provisória nº 1.206, de 6 de fevereiro de 2024, que atualiza a tabela de cálculo do Imposto de Renda, ampliando a isenção do IRRF para quem recebe até 02 (dois) salários mínimos a partir de fevereiro de 2024.

Realizei a atualização da Planilha de Simulação de Cálculo do INSS e do IRRF com base na referida MP e na Portaria Interministerial MPS/MF nº 2/2024, que atualizou em janeiro de 2024 a tabela de Contribuição Previdenciária dos segurados empregados, empregado doméstico e trabalhador avulso.

Visando explicar a meus alunos nos cursos e treinamentos ministrados nas áreas trabalhista e fiscal, atualizei a planilha de simulação de cálculo do INSS, por faixa do salário de contribuição, e também para o cálculo do Imposto de Renda (IRRF).

A nova versão da planilha além de simular o cálculo do INSS para empregados e contribuintes individuais (autônomos), também apesenta um comparativo do cálculo do IRRF pelo critério dos descontos legais e a nova sistemática do desconto simplificado da IN/RFB nº 2.141/2023.

Outras funções foram adicionadas na nova versão da planilha para provisão dos seguintes encargos:
=> FGTS;
=> Contribuições Sociais Previdenciárias (INSS Patronal, RAT e Terceiros); e
=> Provisão para o 13º Salário e Férias.

Por fim, a pedido de alunos e leitores do Blog Práticas de Pessoal, estou disponibilizando a referida planilha para download, que poderá ser utilizada na simulações de cálculo da folha de pagamento e em cálculos trabalhistas.

Link para download da planilha de cálculo do INSS e do IRRF – Vigência a partir de 1º de Fevereiro de 2024

Observação: Essa planilha é utilizada pelo Prof. Fagner C. Aguiar para fins didáticos em cursos e treinamentos e por isso não poderá ser utilizada para fins comerciais. Ficará disponível no Blog somente para ser utilizada em simulações de cálculos conforme a vigência das tabelas de 2024.